quinta-feira, 14 de agosto de 2008

.: Cheios... mas não realizados! :.



Uma das características mais evidentes em nossas vidas é que estamos sempre muito atarefados. Estamos constantemente às voltas com "coisas para fazer". Os dias se tornam pequenos para muitas atividades nas quais nos envolvemos e nossas vidas mais parecem "malas abarrotadas rebentando nas costuras". Corremos de um lado para o outro o dia todo e tal correria esconde um grande desejo de ser aceito por uma sociedade exigente que faz das "muitas ocupações" um status. Somos elogiados por estarmos tão atarefados e se isto nos faz ser aceitos, mergulhamos de cabeça sem medir as conseqüências.

No entanto, mais escravizadoras do que nossas ocupações são nossas preocupações. Como a própria palavra expressa, preocupação é uma "pré ocupação". Ficamos ansiosos e temerosos por antecipação. Quase que desesperados nos perguntamos freqüentemente: "E se eu ficar gripado? Se eu não passar no vestibular? Se eu não me casar? Se eu perder meu emprego? Se...? Se...? Se...?" Nossa mente não pára de produzir "sis" e então... sofremos em agonias sem fim.

Por causa das nossas preocupações com o amanhã, dificilmente vivemos o hoje. Dificilmente nos damos ao luxo de apreciar um pôr do sol ou mesmo a beleza de um olhar de quem a gente ama. As preocupações, como as ocupações, são altamente encorajadas por nossa sociedade competitiva, consumista e exigente.

Em meio a tudo isso caímos "de cheio na armadilha". Um profundo sentimento de não realização toma seu lugar na nossa "triste existência". Conseqüentemente nos tornamos pessoas aborrecidas (enfadadas) com a vida sem acreditar que o que fazemos tenha algum valor para alguém. Para piorar mais ainda a situação nutrimos silenciosamente ressentimentos contras as pessoas afastando-as de nós ao mesmo tempo que nos sentimos solitários, deprimidos e irados. Desenvolve-se em nós a sensação de "não pertencer". Não nos sentimos "em casa" e isso nos arrasa, pois somos capazes de suportar qualquer sofrimento, mas não suportamos estar fora do convívio com outros companheiros humanos. Tudo... menos isso!

Este estado desolador transforma-se num apelo como alguém que saiu de casa e quer desesperadamente voltar, mas perdeu seu próprio endereço.

Jesus reage à esta situação. Ele quer nos levar ao lugar onde pertencemos, onde podemos verdadeiramente viver uma vida espiritual suprindo assim toda nossa necessidade de realização. No entanto, é necessário "cair a ficha", isto é, reconhecermos que estamos "fora de casa". Então virá o desejo de voltar e a voz suave de Jesus se faz ouvir em nosso coração: "Não vos preocupeis... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino... e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

4 comentários:

... disse...

rsrrs...ja me identifiquei muito com esse post rsrsrsrs...=P
sabe, por eu ter sempre me mudado muito, algo o Senhor deixou plantado em meu coração...e faz questão de me trazer a memória nas vezes que são necessárias =0):

29 Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
30 Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
31 Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
32 Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. (lucas12.)

... essa passagem, pra mim, é de muito valor, valor inestimável... se renova em minha mente e coração todos os dias...
A segurança de JEsus estava na paternidade de Deus, e nós nos tornamos seguros e realizados quando aceitamos e firmamos nossa identidade em Cristo, como Filhos de Deus...fazendo, tb, da nossa segurança a Paternidade de Deus.
Deus é fiel...hihiHhIiHiii...Ontem, hoje e eternamente!

Barbara Sancho disse...

éeeeee pode crer!!!!!!!!!

eu to sedenta para isso,......
não viver ansiosa... quanto ao futuro..... isso é dificil.. ´só com uma entrega constante... esses " sis" são chatos... eu to buscando abondoná-los...

mas é possivel.. tudo é possivel ao que crer, eu creio q isso é real.. e que as palavras do Pai por mais duras e aparentemente impossiveis de viver se tornam reais quando recebemos com um coração de criança!!
me ajuda ABBA!

venha o Reino!!!!!!!

paz maninhooooooo,

eu não lembro maninho quando passei não.. rs, mas sei que passei pra vc e pro fê eu acho.. q bom q gostas é do Pai aquilo e opera mta vida em mim.. foi escrito em lágrimas... :)
saudades tbm.. =]
abraçãaaao apertado

paz!
nós não somos isso sabe.. eu não sou uma pessoa ocupada, preocupada.. eu sou uma pessoa livre... quero declarar isso e confessar minha liberdade em Jesus.. senão sou envolvida por isso! hehehehe,

Por Ele. disse...

Já parou para analisar que ansiedade se trata de desconfiança??

Já percebeu que você como passageiro em um ônibus ou como carona em um carro, confia sempre no motorista a ponto de se babar TODO??!! rs

Pois é...

Homens nos guiando para destinos estabelecidos, e nós ali, sem preocupação, sendo guiados...

Vergonhoso não querer ser guiado por aquEle que tudo vê e tudo sabe, não??

Deveríamos confiar como um cego que é "atravessado" por um estranho...

E pior, não estamos cegos, pois Ele tirou o véu e agora TUDO Ele nos revela.

Os sonhos que ainda sonharei entrego a Ti, Pai.

Rosana Steimbach disse...

mt mt...