segunda-feira, 3 de agosto de 2009

.: Um Chamado à Angústia (Parte 1) :.



Não é fácil para mim dar uma mensagem como esta. Tenho reclamado ao Senhor, dizendo: "Será que não poderias me dar uma mensagem mais agradável?". No entanto ele me deu um chamado à angústia. Pode não ser para todos os leitores, mas Deus tem falado comigo, e preciso compartilhar com quem puder ouvir.

Não sei quanto a você, mas eu estou cansado de ouvir sobre avivamentos, despertamentos, derramamentos do Espírito para os últimos dias. Já ouvi essa retórica por 50 anos. É apenas retórica, na maioria das vezes, sem qualquer significado real. Estou cansado de ouvir pessoas dizerem na igreja que querem ver seus familiares convertidos. Estou cansado de ouvi-las dizer que estão preocupadas com seu casamento problemático, quando é apenas conversa, retórica vazia.

Não quero mais ouvir sobre imoralidade no nosso país, sobre a depravação da sociedade, sobre a corrupção e desonestidade nos negócios. Estou cansado de ouvir sobre os muçulmanos que estão cada vez mais fortes, sobre o enfraquecimento do cristianismo, sobre a falta de vida na Igreja. Tudo isso também não passa de retórica vazia, nunca muda nada.

Estou cansado também de tantas conferências sobre "Como obter sucesso", porque não produzem nada. "Como enfrentar dificuldades", "Como levar sua igreja a crescer", "Como alcançar os perdidos", "Como melhorar sua habilidade para lidar com as pessoas", "Como impactar o mundo nesta era da informática". Quando olho para o cenário religioso hoje, o que vejo são invenções e ministérios do homem, da carne. Na maior parte, não há poder, não há impacto sobre o mundo.


Sem a Presença de Deus - e Sem Angústia

Vejo o mundo entrando cada vez mais na igreja, impactando a igreja ao invés de ser impactado por ela. Vejo a música tomando conta da casa de Deus, o entretenimento tomando conta da casa de Deus, um averdadeira obsessão com apresentações e entretenimento. Há uma aversão à repreensão, à disciplina; ninguém quer ouvir nada negativo.

Quantas vezes, nos últimos tempos, você participou de um culto em que a presença do Espírito Santo foi tão forte que seus pecados foram expostos ao seu coração, e você pôde ter um encontro com o amor e a graça de Deus? Quando foi a última vez em que viu os jovens caindo de rosto em terra, clamando por misericórdia, porque o povo de Deus esteve prostrado antes na presença dEle com tamanho encargo e agonia que um espírito de convicção foi enviado do céu sobre eles? Quantas vezes, nos últimos meses, você ouviu uma palavra de pregação que ardeu tão forte em sua alma que só podia ter vindo direto do céu, do coração de Deus?

O que foi que aconteceu com a angústia na casa de Deus? O que aconteceu com a angústia no ministério? Nem sequer se pronuncia essa palavra na nossa era amimada. Angústia significa extrema dor e aflição, as emoções aguçadas de tal forma, em virtude das condições interiores ou daquelas à sua volta, que o sofrimento se torna profundo, agudo, intenso. Angústia é profunda dor, tristeza, a agonia do coração de Deus.

Conseguimos manter nossa retórica religiosa e nosso vocabulário de avivamento apesar de nos termos tornado extremamente passivos. O que chamamos de despertamento ou avivamento pessoal tem tido duração muito curta. Quando somos tocados pela mão de Deus, prometemos-lhe que não voltaremos mais à passividade; entretanto, passadas algumas semanas ou meses, já nos esfriamos e caímos numa passividade maior ainda que no início.

Falo por experiência. Dizemos: "Desta vez, ó Deus, tu me tocaste e me mudaste por toda a vida; nunca mais serei o mesmo". É como a explosão de fogos de artifício. Produzem um grande estrondo e depois desaparecem.

(...)

David Wilkerson


5 comentários:

Diego** disse...

caramba muito bom duhh o texto...

bom pra refletir....!!!!!

Anônimo disse...

Dudu meu querido, esse texto é o máximo. Sem rasgação de seda Na verdade é desta forma forma que vejo as coisas, tive uma longa conversa com o pr. Ulisses lá na casa (no 24-7) e compartilhamos o seguinte...resumidamente: a igreja está na posição errada. Essa não é uma palavra muito agradável, os mais conservadores não gostam de ouvir este tipo de coisa, mas o pior é que a maioria destes conservadores do tempo moderno foram grandes enovadores do passado, veja o movimento pentecostal do séc. 19 para o séc. 20, que foi o grande bum da igreja o que se tornou...(onde está este povo?)!!! Há alguns remanescentes que discipularam outros grandes homens e que deram inicio ao movimento da fé da década de 60 com um reavivamento em grande escala e principalmente abrangendo fatores mais profundos, como políticos até sociais, mas tudo ficou meio ofuscado pelos antigos avivalistas, agora chamados de conservadores. Na verdade, na verdade o que vem acontecendo é que há outro fator ocorrendo desde muito tempo. Para ser prático, eu quero dizer que o resultado do avivamento é uma igreja que o mundo vê e admira. Quando a igreja era perseguida no periodo primitivo, ela era perseguida pelos lideres religiosos, ou por lideres políticos. Hoje é por todo mundo, até pelo povo. Hoje estamos acostumados a dizerem para nós que isto é normal por causa dos tempos, mas a verdade é que a igreja vem falahando muito na sua relação com a sociedade. A Bíblia afirma que a igreja primitiva caia nas graças do povo, a de hoje cai nas GARRAS, e agora os profetas da igreja põem a culpa no povo ou no diabo, como se a igreja não fosse. Desculpe se fui longo nas minhas colocações, mas precisava me expressar...

Um grande abraço

Leia também meus artigos:
http://portadoreino.blogspot.com/
http://falandoeagindo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ufa.. é isso...
Que esse seja posicionamento dessa geração!

Danilo disse...

Ola irmão!


Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Por Ele. disse...

"Será que não poderias me dar uma mensagem mais agradável?"

Sim, é agradável... Ele mostra que nos ama exatamente porque se importa em mostrar o quanto somos e ele não em nós. E Ele não em nós, mesmo estando em nós, entende?

A vontade dele é boa, perfeita e agradável.