quinta-feira, 6 de agosto de 2009

.: Um Chamado à Angústia (final) :.




As Duas Opções

Nessa hora, na sua angústia, você terá de tomar uma decisão. Você pode levantar-se do lugar de angústia e dizer: "Não posso lidar com isso. Já era difícil para mim, agora está demais. Não quero. Deus, para mim chega! Quero ser apenas um cristão normal. Não quero carregar esse tipo de peso. Não quero ter de chorar em favor da minha família. Vou tomar a vitória 'pela fé'". E, então, você sairá de lá e voltará à sua passividade.

OU, então, seu coração pode clamar: "Oh Deus, teu nome está sendo blasfemado, estão escarnecendo do Espírito Santo, o inimigo está tentando destruir o testemunho da fidelidade do Senhor. Não pode ficar assim, temos de confrontá-lo". Se isso acontecer, Deus virá e lhe dirá: "Já inflamei o seu coração com a revelação do meu; dividi a minha angústia com você. Estou permitindo que você sinta de tal maneira que caia de joelhos. E, se realmente quiser tomar o meu peso sobre seu coração, falarei com você e lhe darei uma palavra de direção."

Foi isso que aconteceu com Neemias. Ele saiu das águas de angústia com uma palavra clara que ninguém pôde rejeitar. Levou a cidade e a nação a cair de joelhos em oração e arrependimento (Ne 8).

Algumas pessoas acreditam nesta teoria de que a necessidade já constitui um chamado. Se você vê uma necessidade, não precisa buscar um chamado de Deus, é só levantar-se e agir. Se Neemias tivesse pensado assim, sabe o que teria feito? Teria falado com os homens da delegação: "Senhores, se quiserem me esperar, só vou fazer minhas malas. Dêem-me um dia ou dois. Esse tipo de desafio é meu alimento. Mãos à obra!". Sem angústia, sem jejum, sem oração, sem quebrantamento: mãos à obra. Nada teria sido realizado. Os muros nunca teriam sido reconstruídos. Qualquer coisa que você tentar fazer, sem o batismo na angústia, vai cair por terra e fracassar. Não vai funcionar no reino de Deus.

O profeta Amós clamou: "Ai dos que andam à vontade em Sião, espreguiçando-se nas camas, comendo e entoando suas canções, sem se afligirem com a ruína de José" (Veja Am 6:1-6). O sentido da palavra no hebraico é que não estavam se agonizando em oração por causa da decadência em José (ou Israel). Não sentiam agonia, não se angustiavam por causa da situação do povo de Deus. Comédia, sim; canções alegres, sim; festança, entretenimento, prazer, convívio alegre, sim. Choro, angústia, jejum, oração - não, não queremos isso.

Nem todos têm a disposição de compartilhar o coração de DEus. É algo que precisamos pedir a DEus, dizendo: "Oh Deus, quero me arriscar, quero conhecer o teu coração". Ao buscar a face dele, permita que ele o quebrante e o derreta, e comece a entrar nessa comunhão com o Senhor que o conduzirá à angústia.


E Depois da Angústia?

Agora, Deus não nos chamou para vivermos na angústia. A angústia é o processo de gerar, de dar à luz aquilo que Deus quer formar, para tirar da ruína a sua família (ou outra pessoa ou igreja, conforme ele lhe revelar) e operar uma restauração sobrenatural. Assim, do meio desse batismo na angústia, surge algo maravilhoso: um toque instantâneo, o discernimento da voz de Deus. Assim como no batismo nas águas, você sai da angústia e entra num novo lugar em que conhece instantaneamente a voz de Deus.

Veja como aconteceu com Neemias: ele estava jejuando e orando. Estava em lamentação, a ponto de deixar uma marca em seu semblante. O rei notou, pois Neemias era o copeiro. Um dia, ao levar o vinho ao rei, este lhe perguntou: "Por que está tão abatido, por que seu semblante está triste?". Ali não dava tempo para Neemias ir à parte e abrir seu coração ao SEnhor; não dava para pedir ao rei três dias para orar e jejuar. Ele precisava de uma palavra instantânea.

"Por que este semblante abatido, Neemias?" Ele disse que "temeu sobremaneira" (Ne 2:2).

"Então orei ao Deus dos céus; e disse ao rei..." (vv. 4, 5). Em outras palavras, oração instantânea e direção instantânea. Conhecendo a voz de Deus...

Há momentos em que você não saberá o que fazer, em que não disporá de tempo para se retirar e orar. Terá de conhecer a voz de Deus. "Este é o caminho, andai por ele." Instantâneo. É um resultado glorioso do batismo na angústia.

O servo de Deus que aceitar voluntariamente o manto da dor de Deus é o único que tem a autoridade e o direito de cobrar de Deus suas promessas de aliança. Só depois de ficar desesperado e de dispor o seu coração para buscar o Senhor é que você poderá cobrar dele o cumprimento de suas promessas de aliança.

Foi o que Neemias fez: lembrou Deus de sua aliança com Moisés (Ne 1:8-9). Ele disse: "Foi isso que tu prometeste, Deus". Quando você permite que Deus o conduza para além de mera preocupação e de emoções passageiras, vocês tem todo direito de lembrar Deus de cada uma de suas promessas de aliança.

Finalmente, em Neemias 8:8, os líderes leram o livro da lei de Deus claramente, dando explicações de modo que o povo pudesse compreender a leitura. Antes da leitura, de acordo com o texto, o povo levantou as mãos, respondendo "amém" e inclinando-se para adorar ao Senhor com o rosto em terra. Esse foi o resultado de Neemias ter passado pelo batismo na angústia.

"Neemias, que era governador, e Esdras sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam a todo o povo, lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao Senhor; portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força" (Ne 8:9-10).

É isso que acontece quando se entra no coração de Deus. Verdadeira alegria é ver Deus cumprir sua palavra e suas promessas de aliança. verdadeira alegria vem através da angústia, de conhecer o coração de Deus, de receber a direção de Deus e ver frutos que permanecem. Não há nada na carne que possa trazer alegria. Não importa quanto dinheiro você possa ganhar, que tipo de casa nova que consiga adquirir, não há nada, absolutamente nada no mundo material que possa lhe dar alegria. É somente o que é realizado pelo Espírito Santo que gera alegria real. Conhecendo o coração de Dele, obedecendo a sua voz, Deus mostra o caminho em que deve andar através do toque instantâneo. E, depois, o gozo indescritível de ver Deus responder sua oração. Você edifica os muros em torno de sua família, em torno do próprio coração, fazendo com que sejam fortes e inacessíveis ao inimigo.

Oh Deus, é isso que verdadeiramente desejamos!


David Wilkerson
15 de setembro de 2002

Nenhum comentário: